Tempo de leitura: 4 minutos

Fechar um bom negócio é o que todo investidor quer, não é mesmo? Mas para isso aconteça, antes de comprar um imóvel é preciso analisar se todas as características da propriedade estão dentro das suas expectativas.

Seja um imóvel novo, seja um imóvel usado, os cuidados com os detalhes são essenciais para acertar na compra. Por isso, separamos algumas informações importantes que você deve observar na hora de bater o martelo. Quer saber mais? Confira este post!

A importância de escolher o imóvel com cuidado

Na hora de realizar a compra da casa própria, é preciso deixar de lado a pressa e a ansiedade de fechar o negócio rapidamente. Tudo começa por um bom planejamento, que envolve a pesquisa de imóveis que estão adequados à faixa de preço que você estipulou.

Depois, é chegada a hora de fazer as visitas e verificar com paciência os detalhes da conservação da propriedade. Com a decisão tomada, é hora de reunir a documentação necessária, ajustar o pagamento de acordo com a sua realidade e fazer o contrato de compra e venda.

Para que todo esse processo ocorra da melhor forma e você feche o melhor negócio, é preciso que você fique atento a todos os detalhes. O cuidado é palavra de ordem na hora de investir seu dinheiro em um imóvel, para que seus sonhos não virem um pesadelo.

Os principais fatores que devem ser observados na compra do imóvel

Áreas de lazer

Seja casa, seja apartamento, alguns dos fatores que são essenciais para a sua tomada de decisão são as condições de lazer, junto do imóvel ou na região. Avalie se isso é uma prioridade para a sua escolha e, se sim, busque por propriedades que atendam a esse quesito.

Localização

O primeiro passo para a sua escolha é definir a região em que quer morar. Nem sempre é possível conseguir um imóvel no centro da cidade, mas alguns bairros são tão estruturados que oferecem tudo de que você precisa com apenas alguns minutos de caminhada.

A localização privilegia é um fator que agrega valor ao imóvel, estar nos principais bairros, perto da maioria dos pontos comerciais, além de estar em contato com belas paisagens são quesitos importantes.

Infraestrutura

Não fique somente focado no preço do imóvel, mas verifique qual a infraestrutura que existe na região onde a edificação está localizada. É importante que você tenha facilidade para acessar comércios, hospitais e escolas. Além disso, verifique como o sinal da internet, se existem operadoras para conexão por fibra.

Documentação

Verifique toda a documentação do imóvel e do vendedor para se certificar de que não existem impedimentos para a realização do negócio. É importante que você confira se a propriedade tem débitos ou se é alvo de ações judiciais que possam invalidar a compra antes de comprar um imóvel.

Segurança

Esse ponto é fundamental na hora da tomada de decisão. Verifique como é a vizinhança e quais são os índices de criminalidade na região. Isso pode causar prejuízos, inclusive, na valorização do imóvel, tanto para locação quanto para venda no futuro.

A forma de avaliar os itens para acertar na compra

Na hora de bater o martelo, é preciso que você fique com os olhos bem abertos. Com todos os detalhes verificados, ainda é preciso estar atento às cláusulas do contrato de compra e venda — esse também é um ponto importante na sua negociação.

É fundamental que você acerte na hora da escolha. Então, selecione todos os quesitos que são essenciais, relacionando com a prioridade sobre a sua decisão, e verifique um a um. Se você estiver certo de que o imóvel é adequado às suas necessidades e de que o negócio é o melhor para você, então, é hora de assinar o contrato.

A melhor solução para evitar prejuízos no futuro é ter paciência e atenção em todas as fases do processo de compra de um imóvel. Fazer uma avaliação criteriosa dos fatores que influenciam na sua aquisição é a forma correta de evitar surpresas no futuro.

Gostou deste post sobre os cuidados que você deve ter antes de comprar um imóvel? Então, aproveite e siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.