Com o reaquecimento da economia e a maior oferta de empreendimentos imobiliários, esse é o momento ideal para investir em imóveis. No entanto, para que o negócio seja lucrativo e rentável ele deve ser cercado de cuidados na hora de comprar um imóvel.
Além de ter um bom planejamento para esse momento importante, é preciso estar atento a todos os detalhes para garantir que a compra da sua propriedade será uma excelente experiência. A escolha certa pode render bons lucros tanto com o aluguel quanto com a venda do patrimônio!
Quer saber como fechar o negócio do seu imóvel novo sem correr riscos? Então, confira este post no qual listamos os 4 cuidados importantes na hora da compra! Vamos lá?!
1. Organize e guarde o memorial descritivo do imóvel
Essa documentação funciona como um histórico da construção do imóvel, muito importante para quem adquire uma unidade que ainda está na planta. É preciso guardar tudo que seja relacionado ao bem desde o momento da aquisição.
Tenha sempre consigo os folders, banners da campanha, os orçamentos, os cálculos de corretores, a cópia do memorial de incorporação, os recibos de pagamentos, as trocas de e-mail, entre outras informações.
2. Verifique a reputação da incorporadora ou da empresa da qual você está comprando o imóvel
Procure saber o que os demais clientes estão falando sobre a empresa, quais são os outros empreendimentos do portfólio que já foram entregues e se os investidores estão satisfeitos com a compra.
Busque informações sobre a situação da empresa junto ao governo, se está apta para realizar financiamentos, quais são os referenciais e qual a repercussão do trabalho diante da sociedade. Use a internet para facilitar o seu trabalho, já que, geralmente, tudo que acontece de bom e de ruim com uma empresa é relatado pelos clientes em sites de reclamações.
3. Confira a documentação do imóvel e do vendedor
Não se esqueça de verificar as certidões negativas da propriedade para conferir a aptidão para a venda.
Documentos do vendedor
Abaixo, verifique quais são os documentos relacionados ao vendedor:
- contrato social da empresa;
- CNPJ;
- registro na Junta Comercial e as alterações de contrato;
- certidão negativa da empresa e de quitação de tributos federais.
Documentos do imóvel
A seguir, confira os documentos relacionados à propriedade:
- registro do imóvel;
- certidão negativa de ônus reais, com a comprovação de possíveis dívidas;
- certidão negativa de IPTU;
- averbação do imóvel;
- registro das ações reipersecutórias e alienações;
- alvará de Habite-se;
- planta baixa com ART do engenheiro responsável.
4. Fique de olho em todos os detalhes do contrato
O contrato de compra e venda precisa ser confeccionado por um advogado que seja especialista no mercado imobiliário. Normalmente, a empresa que está vendendo o imóvel confecciona o documento, mas isso requer ainda mais atenção aos detalhes.
Leia todas as cláusulas de direitos e deveres e confira se o bem que você está adquirindo está devidamente descrito no contrato para evitar surpresas no futuro. Verifique se os dados de identificação, as condições e o prazo de pagamento estão descritos no documento. Quaisquer multas, taxas, impostos ou valores devidos devem também estar descritos nesse contrato.
O comprador precisa estar atento a todas as fases do processo de aquisição do imóvel. Contar com uma empresa de confiança desde o processo de busca da propriedade até a entrega das chaves é importante para evitar os riscos de ficar no prejuízo. Não se esqueça de verificar o registro e a matrícula do imóvel, entre outros documentos referentes à sua compra, inclusive o contrato de financiamento.
Interessante este post sobre os cuidados na hora de comprar um imóvel, não é mesmo? Então, aproveite a visita ao nosso blog e entre em contato conosco para conhecer os nossos serviços!