O seu imóvel está quase pronto e marcaram o dia da vistoria. Mas não é apenas pegar as chaves e marcar a mudança. A vistoria é essencial para observar se a construtora cumpriu corretamente o prometido e solicitar ajustes, em caso de necessidade.

Vale lembrar que é nessa etapa que devem se observar os detalhes, como por exemplo se as janelas estão abrindo corretamente, se a água está escoando pelo ralo, fechamento de portas e detalhes de pintura. Contudo, isso é apenas o básico.

Existem outros detalhes, que podem até parecer simples, mas podem ser um problema na hora de passar a morar na casa nova e não podem deixar de ser observados.

Então, o que observar no dia da vistoria?

  • Antes da vistoria faça uma lista do que deve observar e confirme com o fiscal que irá acompanhar a visita se o local estará com água e energia para poder conferir os detalhes.
  • Abra todas as torneiras, chuveiros e vasos sanitários para verificar as instalações hidráulicas, observe se a água está escoando corretamente e se não existem vazamentos aparentes.
  • Teste todas as tomadas e interruptores, pode utilizar o carregador de celular, ou qualquer outro item para testar o funcionamento. Caso a energia ainda não esteja funcionando, registre em documento que a parte elétrica ainda não foi testada.
  • Observe os pisos, azulejos e as paredes, tanto se estão perfeitamente colocados e pintados, bem como tamanho acordado em contrato, rejunte, trincas. Dê pequenas batidas nas paredes e no piso para buscar por espaços ocos. Anote falha e se possível marque com fita adesiva ou caneta. Observe manchas e falhas na pintura, podem indicar infiltração. O mesmo vale para o gesso.
  • Além do visual, observe se portas e janelas estão abrindo e fechando corretamente. Também observe o acabamento, se não permitem infiltrações.
  • Outro item muito esquecido na hora da vistoria é a garagem. A inspeção deve incluir essa área para avaliar posicionamento e tamanho, de acordo com o contrato.
  • Lembre-se de fotografar todos os problemas encontrados, repassar tudo por escrito antes de assinar o laudo do técnico.

Depois de tudo conferido, é só planejar a data da mudança e aproveitar o seu novo lar.