Você recebeu seu novo apartamento com todas as paredes brancas. E agora? Por onde começar a dar vida ao ambiente?

Cores!

As cores influenciam nossas vidas em vários aspectos. Elas podem proporcionar relaxamento, tranquilidade, positividade, estimular os sentidos para encorajar, trabalhar, divertir e até aumentar o apetite. Por isso, é importante que a cor escolhida para cada ambiente da casa seja pensada de acordo com o objetivo desejado.

Mas não se trata simplesmente de escolher as tonalidades, alguns aspectos precisam ser analisados para que o local se torne harmonioso e possa trazer a personalidade do morador. Para te ajudar nessa importante decisão, trazemos algumas orientações que vão te auxiliar nessa escolha.

O primeiro ponto que precisa ser avaliado é a preferência pessoal de quem vai morar no imóvel. Você pode gostar muito de uma cor e usá-la de várias formas ao longo dos ambientes. Sua cor preferida pode ser usada em um ambiente inteiro, em uma parede apenas e até em móveis do cômodo. Do mesmo modo que várias cores também podem ser usadas, desde que de forma equilibrada com todo contexto da residência.

Outro fator determinante na escolha das cores das paredes é considerar os móveis e objetos que você já possui. Se os móveis forem mais escuros, o ideal é que cores mais claras e neutras sejam escolhidas, mas se as peças forem mais neutras, optar por cores mais fortes traz a harmonia necessária. Além disso, considerar a dimensão do espaço também é decisivo para a definição dos tons.

Para ter um lar harmonioso, acolhedor e esteticamente favorável, combinar as tonalidades é essencial. E alguns mecanismos podem ser utilizados no processo, como o círculo de Newton, que traz 12 cores, onde é possível visualizar quais as melhores combinações. Além disso, procurar profissionais qualificados como arquitetos e designers de interiores é fundamental para o melhor resultado.

Mas se deseja testar as cores nas paredes antes de pintar, também já é possível usar aplicativos desenvolvidos por empresas de tinturas que, ao tirar uma foto e escolher a tonalidade, tem a possibilidade de ver uma prévia de como ficaria.

Agora, é só escolher suas cores favoritas e mão na massa! Mas antes disso, conheça também os significados das cores nos ambientes:

Branco: ilumina e traz a sensação de limpeza, pureza, paz e combina com todas as outras cores

Amarelo: cor quente que ilumina, anima, traz a sensação de otimismo e estimula atividades intelectuais e o apetite

Vermelho: cor quente que traz confiança, agilidade e estimula as emoções, por isso, deve ser usado com prudência

Roxo: cor fria que estimula a espiritualidade e equilíbrio

Azul: cor fria que traz a sensação de tranquilidade e relaxamento, apropriada para ambientes de repousos como os quartos

Verde: proporciona bem-estar, esperança, frescor e segurança

Preto: cor luxuosa e forte, que estimula a sensatez e seriedade

Cinza: cor não estimulante, mas neutra e elegante, por isso, pode ser usada combinada com outras cores

Laranja: cor quente que proporciona dinamismo, reduz depressão e estimula a criatividade