Ter um imóvel está entre os principais sonhos dos brasileiros. Mas conquistar esse objetivo requer, principalmente, organização e planejamento. Uma boa forma de começar a pensar no assunto é descobrir que tipo de imóvel você pretende adquirir, e a partir disso começar a estudar os planos de financiamento de imóveis disponíveis no mercado.

Por isso, separamos algumas dicas que serão essenciais para você conseguir conquistar o seu imóvel:

Manter o CPF sem restrições

Ter o nome limpo é essencial para ter o financiamento aprovado. Então, antes de tentar qualquer aprovação de cadastro para realizar um financiamento, é importante resolver todas as pendências de forma que CPF esteja sem restrições. Hoje, a Serasa dispõe de plataformas como site e WhatsApp que você pode verificar o seu CPF, checar pendências e analisar possíveis negociações. Além disso, várias campanhas de Limpa Nome são realizadas durante o ano com ofertas facilitadas de quitação de débitos.

Separar documentos

É importante já começar a juntar a documentação necessária de acordo com a instituição escolhida para o financiamento. Normalmente, são solicitados comprovantes de imposto de renda, certidões negativas e comprovações de renda, residência e extratos bancários.

Abra uma conta no banco que irá financiar

Se você escolher realizar o financiamento através dos bancos, uma dica é abrir logo uma conta e manter contato com o gerente da agência. Dessa forma, é possível conseguir todas as informações sobre financiamento e até taxas mais atrativas por ser correntista da instituição.

Faça o Cadastro Positivo

A Serasa Experian criou um programa chamado Cadastro Positivo. Através do programa é gerada uma lista de devedores que estão com pagamentos em dia. Alguns bancos usam essa lista para verificar quais clientes tem condições de assumir um financiamento.

Reserve um valor para entrada

A maioria dos financiamentos habitacionais é feito com até 90% do valor do imóvel, em alguns, a porcentagem é ainda menor. Então é importante ter disponível algum recurso que sirva de entrada, e quanto maior esse valor, maiores as chances de conseguir a aprovação. Algumas construtoras já oferecem o benefício de entrada facilitada, em que o valor que seria dado inicialmente, pode ser parcelado. O que já ajuda na aquisição do seu novo imóvel.

Alguns bancos têm excelentes opções de financiamento como a Caixa e o Banco do Brasil, mas vale lembrar que é essencial comprovar que você terá condições de arcar com essas prestações. Por isso, chegar ao banco já com informações e documentos em dia vai ser essencial na aprovação do seu cadastro.