A decoração é um dos pontos mais observados para expressar sua identidade em seu apartamento e nos quartos das crianças não é diferente. Proporcionar um ambiente confortável ajuda de forma positiva e também auxilia no crescimento desenvolvimento individual da criança.

Além do ambiente familiar que o apartamento proporciona, o quarto é especialmente importante por ser o local onde a criança irá guarda seus pertences, roupas, sapatos e brinquedos. O quarto também é o lugar onde ela irá descansar após um dia cheio de descobertas, brincadeiras e aventuras. Fazer o planejamento deste ambiente requer bastante atenção, mas se engana quem acha que precisa de muitos recursos para decorar um quarto infantil. Dependendo do tamanho, é possível proporcionar uma decoração interessante, sem a necessidade de um alto investimento. Confira algumas dicas para a decoração do quarto de uma criança:

  • Móveis

Uma cama, mesa para estudos, guarda-roupa e móveis em geral acabam demandando certo espaço para se encaixarem dentro dos quartos. De acordo com o espaço que está disponível, móveis planejados são uma boa opção para aqueles pais ou responsáveis que querem proporcionar um ambiente mais agradável e que cabe no bolso. Caso o quarto seja para mais de uma criança, os beliches também são uma boa opção para economizar espaço.

  • Cores

Ter um espaço iluminado e colorido também é uma boa opção para quartos infantis. Brincar com a combinação das cores proporciona um local bem agradável e, em algumas ocasiões, também traz a sensação de um espaço mais amplo no quarto.

Neste caso, tintas com um preço médio são o mais indicado, já que os pequenos também podem acabar desenhando nas paredes. Outra dica é escolher tintas que permitem a lavagem, pois podem diminuir a necessidade de retocar a pintura e trazem uma durabilidade maior para o aspecto de novo do quarto.

  • Objetos de decoração

Quadros divertidos sempre são um ótimo jeito de trazer uma cara mais jovem para os quartos. Outro item bastante versátil são pequenos abajures coloridos já que, além de proporcionar uma iluminação agradável, também é um objeto decorativo para quartos infantis. Organizadores coloridos para roupas e brinquedos do dia a dia também deixam a criança mais à vontade dentro de seu quarto.

Antes da decoração, um ponto que deve ser observado também é a idade da criança. Se a faixa etária for mais baixa, cores e desenhos tendem a ser mais atrativos, mas isso varia de acordo com os gostos pessoais da criança e de seus responsáveis.