As cores escolhidas para decorar as paredes de um apartamento sempre dizem muito sobre o dono. A variação entre as cores mais escuras e mais claras, por exemplo, podem transmitir sensações distintas, podendo indicar ambientes mais “sérios” ou induzir ao relaxamento proporcionando um ambiente com um clima mais “tranquilo. Tais impactos devem ser observados na escolha da paleta de cores de seu apartamento. Antes de entender o significado de algumas cores, é importante ter em mente essa escolha deixará a casa com a sua cara, algo bem pessoal e intimista.

Além das cores básicas, a cor escolhida como “cor do ano” em 2022 foi a Very Peri, que é um tom de violeta. Esta cor deve ditar também as cores que serão destaque, ao longo do ano, dos itens de decoração junto com outras seis cores. A arquiteta da Construtora Andrade Jr., Virgínia Emannuella, destacou quais tons devem ser observados 2022. “Seis cores vão ditar a tendência de decoração desse ano, cor principal é a Very Perri que é um violeta. E a gente vê uns tons como melodia suave, areia, o verde, o cinza, terrosos e rosa. A harmonização da cor ela vai muito de acordo com o gosto, mas é uma tendência os tons monocromáticos com as nuances com uma dessas seis cores que eu acabei de comentar. Por exemplo, se for terroso então vai desde a escolha dos móveis do tecido dos móveis e aí vai para as paredes, vai cortina, então a tendência é ter um tom único que a gente vai trabalhando os tons sobre tons. Que é que fica aquele ambiente mais monocromático com nuances, mas sempre de acordo com aquele com aquele tom escolhido” explicou.

Purple wall paint textured background

O dono do imóvel deve optar por tonalidades que o agradem esteticamente e combinar cores para proporcionar um ambiente na qual se sinta confortável. Com esta análise, o apartamento irá proporcionar as sensações que são esperadas.

  • Verde

A cor verde sempre é associada com a ideia de prosperidade, equilíbrio e até mesmo esperança. Esta cor é recomendada principalmente para salas de estar ou ambientes abertos, um bom acompanhamento para esta cor são plantas que podem trazer uma paleta de cores com pouco contraste e que se complementam.

  • Azul

A cor azul é ótima para cômodos menores, já que transmitem uma sensação de profundidade para o ambiente. Seu efeito calmante é ideal pra ambientes de descanso, principalmente na versão clara, como quartos. Existem algumas formas de incorporar esta cor em um ambiente como por exemplo através da pintura da parede, uma cortina de tom mais claro ou até mesmo na roupa de cama e travesseiros.

  • Amarelo

A cor da inspiração. O amarelo é uma cor quente que é ideal para um ambiente de trabalho, já que transmite inspiração, otimismo, foco e comunicação. Esta cor também pode ser usada em ambientes que precisam de uma atmosfera alegre, como áreas de lazer. O ponto negativo desta cor é que, quando usado em excesso, pode causar um certo desconforto visual, principalmente com a ação da luz natural.

  • Branco

Esta cor está associada a coisas positivas como a paz, a calma e a limpeza, é uma tonalidade capaz de ampliar espaços. O branco é, geralmente, uma cor que está presente em todos os apartamentos em ambientes como a cozinha ou o banheiro por conta da ideia de limpeza associada a ela. O branco também proporciona uma sensação de requinte e classe, se adequando facilmente a todos os ambientes.

  • Cinza

O cinza é também uma opção viável, para quem adora cores escuras, mas mora em uma casa ou apartamento pequeno. Por se encaixar na categoria de cores sóbrias e neutras, ele pode ser usado em vários cômodos e também é facilmente encaixado com outras cores. O uso do cinza também pode destacar os objetos de decoração, como mesas de centro ou estantes, dentro do ambiente.