Realizar um financiamento imobiliário pode ser uma ótima opção para quem quer dar os primeiros passos para atingir a sonhada casa própria. Este tipo de investimento é ideal para quem procura um investimento a longo prazo, e as taxas de juros bancários, mesmo com a alta recente, estão historicamente baixas e proporcionam condições facilitadas de pagamento.

Além de taxas, a aprovação de crédito tem se tornado mais simples, permitindo que o financiamento imobiliário se torne mais atraente para adquirir a casa ou o apartamento dos sonhos. O financiamento proporciona ao indivíduo uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Oportunidade de sair do aluguel;
  • Utilização imediata do imóvel desejado;
  • Facilidade para conseguir atingir o valor do imóvel e conseguir chegar na casa ou apartamento dos sonhos;
  • Segurança na compra do imóvel.

Quais as condições para um financiamento?

O financiamento, geralmente, é feito com bancos que oferecem diversos formatos de financiamento.

As principais diferenças de cada banco são as condições de pagamento, como as taxas de juros são cobradas, a extensão dos contratos e quanto do valor do imóvel pode ser financiado. Após definir os parâmetros que o indivíduo irá seguir, ele deve se dirigir a uma agência e conversar com um gerente para iniciar as etapas que permitirão a liberação de dinheiro (crédito).

É importante destacar que o interessado em realizar um financiamento bancário de um imóvel, deve realizar a comprovação de renda e ter o nome limpo na praça. Estas são as principais exigências feitas por bancos para quem deseja fazer um financiamento imobiliário.

Mas e a recente alta nas taxas de juros?

As taxas de juros Selic, uma das mais importantes na economia nacional, atingiu os 9,25% após a quarta alta no ano. Estas constantes altas se dão, principalmente, por conta da pandemia da Covid-19 que trouxe instabilidade para a economia a nível mundial. Mesmo com a subida nos últimos meses, a taxa Selic continua sendo, historicamente, mais baixa se comparada alguns anos atrás. Esse fator é mais um incentivador quando realizado o financiamento de um imóvel.

Além de ser viável, a longo prazo o financiamento também permite a mudança para sua casa ou apartamento de forma bem mais rápida, mesmo sem o valor total do imóvel. Caso o indivíduo decida financiar um imóvel que ainda está na planta, as vantagens do financiamento aumentam. Com o imóvel ainda na fase de construção, as parcelas costumam ser menores antes da entrega das chaves.

Apesar do receio de entrar em um financiamento bancário, esta modalidade vem se tornando a forma mais segura de realizar a aquisição de um imóvel próprio. Os bancos atualmente apresentam, também, contratos que podem se encaixar no bolso de qualquer indivíduo, trazendo uma maior garantia de que o sonho da casa própria vai ser atingido da melhor maneira.