A casa ou apartamento próprio é um dos principais sonhos dos brasileiros e, também, um investimento seguro a longo prazo. Após adquirir um imóvel, a possibilidade de valorização, tanto pela localização como pela procura, existe e pode até trazer um retorno considerável ao comprador.

Além das facilidades para adquirir um imóvel próprio, deve-se observar alguns detalhes antes de fechar o negócio, principalmente pelo momento pandêmico no qual vivemos. Vale ressaltar, também, que manter a atenção em todas as etapas da negociação é uma prevenção de dores de cabeça no futuro. Mas quais são os principais cuidados que devem ser tomados?

1 – Avalie suas necessidades

O primeiro passo para adquirir um imóvel é definir suas prioridades. Você precisa de muito espaço? Busca um lugar apenas para uma pessoa ou para uma família? Possui animais de estimação? Gostaria de uma área de lazer? Todos esses pontos devem ser considerados quando for buscar seu primeiro imóvel. Também vale ressaltar que definir detalhes como esses ajudam a encontrar o imóvel ideal para suas condições financeiras.

2 – Estilo do imóvel

Definir se pretende comprar, por exemplo, uma casa própria com uma garagem e uma área mais ampla ajuda na definição da sua compra. Se preferir morar em um apartamento, também facilita na busca por um que atenda todas as suas necessidades. Após definir o estilo do imóvel, serão escolhidos outros detalhes, como número de quartos, banheiros e suítes.

3 – Localização

Definir o local onde sua primeira casa ou apartamento será localizado é fundamental antes de adquiri-lo. Para este ponto é necessário consultar um especialista, como um corretor, para orientá-lo da melhor forma. Assim, é possível encontrar o imóvel que mais se encaixa no seu orçamento e nas suas necessidades.

4 – Registro do Contrato de Compra e Venda

Por último, mas não menos importante, analisar o contrato de compra e venda do seu primeiro imóvel é essencial para não sofrer com problemas futuros. Esta, geralmente, é uma das últimas etapas da compra de um imóvel. É importante ressaltar que, para a elaboração e análise do contrato, um especialista, como um advogado, deve ser consultado.

Estes são alguns dos principais pontos que devem ser observados durante a compra do primeiro imóvel. Vale ressaltar que também é necessário consultar o seu banco, caso a compra seja feita via financiamento bancário, para identificar as condições e o período no qual o imóvel será pago. Após essa avaliação, sinta-se mais confiante e seguro para buscar seu primeiro imóvel próprio.