Tempo de leitura: 5 minutos

Para os investidores do mercado imobiliário, uma das forma de garantir rentabilidade para o seu imóvel é por meio do aluguel de temporada. Essa é uma forma de lucrar por períodos de curto e médio prazo, não permitindo que a propriedade fique ociosa, mesmo quando não estiver sob locação mensal.

O crescimento na locação por temporada tem se tornado uma forte estratégia para um rendimento lucrativo nesse setor. Por isso, se você é proprietário de um imóvel para locação, não pode ficar de fora dessa nova forma de capitalizar!

Quer saber as principais regras para ter mais lucratividade com o aluguel de temporada? Confira este post que preparamos para você!

Como funciona o aluguel de temporada

Alugar por temporada segue o mesmo procedimento que a locação tradicional. Quando o processo é feito por uma imobiliária, é firmado um contrato entre ambas as partes pelo prazo determinado, com as mesmas cláusulas de direitos e deveres para a negociação.

No entanto, com o crescimento dos aplicativos de serviços na internet, hoje é possível alugar um imóvel por temporada sem a necessidade de ir até uma imobiliária ou assinar um contrato de locação formal. Se a propriedade estiver disponível, vale a pena inserir nos App’s para rentabilizar com hospedagens de curto e médio prazo.

Os App’s e a conexão com os clientes

Os clientes hoje buscam por aplicativos como o Booking e o Airbnb para fazer hospedagens, seja por períodos curtos, seja por períodos mais longos, somente em 2018 foram mais de 3 milhões de locação pelos App’s.

Para os clientes, os aplicativos estão se tornando a ferramenta mais utilizada para buscar por acomodação. Já para os proprietários, essa é uma forma lucrativa, que inicialmente requer uma série de cuidados para a inserção do cadastro.

Nesse tipo de locação, os valores incluem não só os custos, mas também os riscos de locar um imóvel sem um contrato.

O Airbnb é a plataforma mais procurada por viajantes que vão fazer uma locação por períodos mais longos. No geral, são aplicados descontos para contratação dos serviços por prazos maiores, justamente para tornar a opção de temporada mais atrativa ao cliente.

Nessa contratação, ainda estão previstos os custos de manutenção e de limpeza do imóvel, que são cobrados em forma de taxa e apresentados ao cliente como um custo inerente ao serviço. Mesmo com esses valores extras, para o locatário, o fato de ser mais barato que um hotel e não necessitar da burocracia de um contrato de locação ainda vale a pena.

Benefícios de investir na locação por temporada

Para investidores que estão buscando negócios seguro e com rentabilidade garantida, a aquisição de um imóvel para fins de locação é uma excelente opção no mercado imobiliário. Algumas localidades estão apresentando um aumento da demanda por estarem concentradas em áreas turísticas, comerciais e até nas proximidades de eventos sazonais.

Para que você entenda os benefícios no investimento em imóveis para locação, separamos alguns pontos positivos da aquisição.

Expectativas de crescimento do mercado

Apesar da crise econômica, esse é um excelente momento para investir em imóveis. Segundo a pesquisas divulgadas pela plataforma de locação por períodos Airbnb, esse tipo de acomodação temporária em imóveis residenciais cresceu 71% no Brasil.

Essa crescente está ligada não somente aos eventos sazonais como os grandes festivais de música e eventos esportivos, mas pela facilidade e comodidade de encontrar imóveis disponíveis por diferentes períodos, nas mais variadas localizações, com a facilidade de contratação do serviços com alguns cliques em apps no celular.

Rendimento superior

Outro fator que chama a atenção dos investidores para o aluguel por temporada é a possibilidade de rentabilizar valores superiores a locação mensal contratual. Como os preços podem ser alterados de acordo com a época do ano e a crescente demanda, os lucros podem ser mais interessantes que manter o imóvel locado mensalmente.

O litoral do Piauí em foco no mercado

Parnaíba é uma das cidades do Piauí que mais estão apresentando um desenvolvimento econômico em diversas áreas. Uma das crescentes procuras é pela prática de esportes aquáticos como o kitesurf nas praias do litoral.

São turistas nacionais e internacionais que estão descobrindo os bons ventos para os esportes de ação e têm investido cada vez mais em períodos mais longos nas praias, já que o delta do Parnaíba foi batizado de labirinto paradisíaco.

Com isso, investir em imóveis para aluguel por temporada é uma forma de atingir o mercado dos esportistas, já que muitos procuram por acomodações que se tornem mais baratas e mais confortáveis para se hospedar, atendendo à demanda dos grupos que estão descobrindo os encantos do litoral.

Após a leitura deste conteúdo, vimos que o aluguel por temporada se mostra uma ótima opção para garantir renda extra com o imóvel, sobretudo no litoral do Piauí. É importante calcular um valor que traga lucros sobre os custos fixos da propriedade, mas que, ao mesmo tempo, seja competitivo com o que está sendo praticado pela rede hoteleira. Além disso, ressaltamos que é preciso ter o cuidado de manter o imóvel sob a administração de uma empresa de confiança.Que tal, gostou deste post sobre as regras para o aluguel de temporada? Então, aproveite a visita e entre em contato com a nossa empresa para conhecer os serviços que temos a oferecer para você!