Tempo de leitura: 3 minutos

Comprar um imóvel exige muito planejamento, já que uma série de metas precisarão ser cumpridas para conquistar esse objetivo. O problema é que nem sempre o comprador sabe tirar essas metas do mundo das ideias e transformá-las em realidade. Afinal de contas, como sair do aluguel?

A tarefa parece bem complicada, não é mesmo? Por isso, a organização é fundamental e não está associada apenas às finanças, embora esse aspecto cumpra papel muito importante. É preciso avaliar outros fatores, como perfil de consumo e tipo de imóvel desejado.

Para ajudar você a refletir a respeito do assunto, publicamos este artigo. Preparado? Então vamos lá!

Como sair do aluguel se o dinheiro não sobra?

Ainda é comum encontrar pessoas que acreditam ser necessário uma grande quantia de dinheiro para comprar um imóvel. Isso não é verdade, já que você pode iniciar a sua compra com pouco capital.

Aliás, nem sempre as pessoas percebem que o dinheiro que desperdiçam em outros serviços poderia ser usado para a compra do imóvel. A assinatura de TV a cabo ou de um serviço de streaming não assistido leva quase R$ 500 ao ano, por exemplo. Já a academia, caso não frequentada, pode resultar em mais de R$ 1.000,00 anuais desperdiçados.

Com isso em mente, faça uma análise dos seus gastos, verifique o que pode ser cortado e avalie como sair do aluguel. Você ficará surpreso com a quantia economizada, liberando um bom montante para investir na compra do seu imóvel.

É interessante aplicar o valor em uma opção de renda fixa como marco inicial do seu projeto para sair do aluguel. Planejamento financeiro é fundamental para quem quer adquirir um imóvel.

Vale a pena comprar na planta?

Comprar um imóvel na planta costuma ser uma boa saída para realizar a compra imobiliária. Além de adquirir uma propriedade por um custo menor, aumentando as chances de valorização, você ainda pode lucrar, caso deseje vendê-lo.

Qual imóvel comprar?

A resposta varia de acordo com as necessidades da sua família — ou pessoais, caso você more sozinho. Avalie o tamanho ideal, a localização e áreas de lazer, por exemplo.

Um erro comum de quem compra o primeiro imóvel é não definir critérios de análise. Isso dificulta a busca e faz com que você tenha dificuldades em tomar a sua decisão.

O que devo priorizar na compra do imóvel?

Coloque a compra do imóvel como sua prioridade e foco financeiro. Em primeiro lugar, o banco irá analisar o seu comportamento de consumo e a sua vida financeira. Se estiver tudo sob controle, é mais fácil de conseguir um bom financiamento imobiliário.

Por isso, é preciso mostrar às financiadoras que você está com a sua vida financeira saudável e possui reservas para honrar com a dívida do seu futuro imóvel.

Agora que você sabe de alguns passos importantes de como sair do aluguel, não deixe de colocá-los em prática para poder comprar o seu imóvel em breve.

Caso precise de alguma ajuda para encontrar um ótimo imóvel no estado do Piauí, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!