Para quem está decidido a sair do aluguel e comprar um imóvel, estabelecer qual será a forma de pagamento é uma das primeiras tarefas desse processo. São vários os pontos a serem analisados, mas uma das opções que você pode adotar é o financiamento direto com a construtora.

Muitos compradores ficam na dúvida sobre qual a melhor opção entre o banco e a construtora. São diferentes tipos de negócios, e, para bater o martelo, o mais correto a fazer é conhecer quais são as diferenças e os benefícios de cada negociação.

Quer entender melhor como funcionam as duas modalidades de pagamento? Então, confira este post com informações importantes para sua tomada de decisão. Acompanhe!

Financiamento direto com a construtora

Essa modalidade é ideal para a compra de imóveis novos, na planta ou para construção. Entenda como funciona!

Flexibilidade na negociação

As construtoras tendem a analisar cada consumidor de maneira diferenciada, por isso, são mais flexíveis quanto aos prazos, à forma de pagamento e à comprovação de renda. Para as pessoas que estão com o nome sujo, isso não é um impedimento para realizar essa transação comercial.

Taxas de juros

Não são as mais baixas, no entanto, podem ser interessantes pelo prazo de pagamento. Via de regra, durante o período de construção do imóvel, não são cobrados juros. Após a conclusão e a entrega das chaves, a taxa praticada é de cerca de 12% ao ano, que será acrescida do reajuste do IGP-M corrigido anualmente.

Prestações

Durante o período da obra, as parcelas são fixas corrigidas pelo INCC. Após a entrega, o sistema de amortização do financiamento é a tabela Price e SAC, com prestações fixas que já incluem o valor de reajuste anual previsto em contrato ou 1% + IGPM.

Prazo de pagamento

Financiamentos que acontecem diretamente com a construtora preveem um prazo de parcelamento mais curto, que varia de 50 a 120 meses.

FGTS

Não pode ser utilizado como pagamento pela entrada do negócio, mas é disponibilizada a opção de amortização da dívida restante, no caso de imóveis já entregues.

Condições do financiamento

As construtoras atuam de forma mais flexível, financiando até 70% do valor do imóvel e o restante deve ser quitado até o final do contrato, sem a incidência de juros durante a construção.

Financiamento com a instituição bancária

Essa é a modalidade de financiamento mais conhecida e praticada no país, justamente porque atende a todos os tipos de imóveis. Confira como funciona!

Taxas de juros

Os bancos públicos oferecem as taxas mais atrativas do mercado, podendo chegar a 5% ao ano para financiamentos com o programa Minha Casa Minha Vida. No geral, as taxas são de 12% ao ano, acrescidas da TR, um índice de reajuste anual menor que o IGP-M.

Prestações

O prazo de pagamento pode chegar a 35 anos, com as prestações pré-fixadas, sem correções, mas que variam dependendo do tipo de amortização escolhido: SAC, Price ou Sacre.

Negociação

O financiamento bancário é mais burocrático! A aprovação do cadastro depende da análise de uma série de documentos pessoais e da comprovação de renda, além do pagamento de, no mínimo, 10% do valor do imóvel como entrada, no qual permite a utilização do FGTS.

Avaliação da melhor opção

Para avaliar a melhor opção, é preciso levar em consideração a sua capacidade financeira e os seus hábitos de consumo. A vantagem do financiamento direto com a construtora é o prazo mais curto e, com isso, mesmo que os juros sejam mais altos, ao final do período, o valor do imóvel será mais baixo.

Para quem precisa de mais flexibilidade na hora da compra, a construtora também está aberta a negociações que atendam às necessidades de ambas as partes, por isso, oferece mais opções para fechar o negócio.

Na hora de comprar um imóvel, a forma de pagamento é o quesito mais importante a ser decidido e será determinante para a escolha do tipo de propriedade que será adquirida. Por isso, entender quais as diferenças e vantagens de cada modalidade é muito importante para a decisão.Agora que você já sabe como funciona o financiamento direto com a construtora, aproveite para entrar em contato conosco! Conheça os nossos serviços e as nossas opções de investimento.