Tempo de leitura: 3 minutos

Comprar um imóvel, seja casa ou apartamento, ainda é umas das mais importantes aquisições que as pessoas fazem ao longo da vida, muitas vezes sendo a principal delas. Afinal, quem não quer ter um imóvel próprio e sair do aluguel, certo? 

Sendo o mercado imobiliário um dos mais competitivos e um dos que demanda grandes quantias para investimento, todo cuidado que você tomar na hora de garantir seu sonho da casa própria ainda será pouco. É preciso cuidado na hora de escolher com quem fazer negócios, pois não é raro vermos pessoas agindo de má-fé às custas dos sonhos das pessoas em prol de benefício próprio. 

Para que situação desagradável desse nível não aconteça com você, tente se proteger ao tomar atitudes certas e bem centradas. Para começar entre em contato com uma construtora de imóveis em que você confia. Continue lendo esse texto e descubra como identificar uma boa construtora que vai ajudar você a encontrar o imóvel dos seus sonhos sem grandes preocupações. 

Aprenda sobre o passado da construtora 

Aprenda sobre o passado da construtora que você pretende contratar que vai ajudar você a encontrar seu lar. Faça uma pesquisa sobre o tempo de atividade no mercado imobiliário, se possui boa reputação diante do mercado e, principalmente, diante das pessoas que já fecharam negócios com ela e se a construtora possui responsabilidade com prazos e com seus clientes. 

Pesquise sobre a saúde financeira da construtora

Se não estiver com muita pressa em se mudar e investir num projeto na planta, saber como anda a saúde financeira da empresa tornará possível você ter uma noção se o investimento que está preste a valerá a pena ou não. 

Essas informações podem ser facilmente acessadas em bancos, balanços anuais, acionistas e antigos clientes. Informação nunca é demais, especialmente quando estamos trabalhando para concretizar sonhos.

Cheque autorizações de projetos na prefeitura

Uma construtora séria não trabalha de forma irregular, por mais que soe incrível, ainda existem construtoras que negociam projetos e empreendimentos sem nenhuma autorização da prefeitura local. 

Nem precisamos dizer o tamanho do problema que isso pode trazer, além de fazer você iniciar uma batalha judicial que pode levar anos. A consulta é pública e qualquer cidadão pode fazer essa pesquisa e busque se está registrado no cartório de Registro de Imóveis da cidade.

Avalie tudo 

Existem várias construtoras no mercado, por isso é importante que você fazer a comparação em tudo, pesquise a reputação, avaliações, as plantas, os projetos, preços e serviços. Busque informações detalhadas nos canais de informação da construtora (site e redes sociais) e observe como a empresa costuma se relacionar com seus clientes. 

E, finalmente, escolha uma em que você passou a confiar o bastante para pôr o seu sonho da casa próprias na mão deles. Que realmente te ajudem.

Depois dessas informações esperamos que esteja mais preparado para conseguir encontrar seu lar. Teremos o prazer de ajudar você a realizar esse sonho!