Tempo de leitura: 3 minutos

Comprar o primeiro imóvel é um investimento para muitas pessoas que sonham em sair do aluguel e terem sua casa própria. Um bom planejamento, fazendo um bom negócio será possível concretizar esse sonho. 

Mas, comprar na planta ou pronto para morar? Os cuidados na hora de fechar negócio são fundamentais ao decidir entre as alternativas, principalmente, nas questões com documentação do imóvel e da empresa responsável pelo empreendimento, por isso é recomendável procurar ajuda de uma construtora, uma agência imobiliária ou corretores corretamente habilitados pelo CRECI.

Imóveis são um excelente investimento, então para ajudar você a entender melhor listamos as vantagens e desvantagens desse tipo de empreendimento. Confira qual combina melhor com o seu estilo de vida e com seu planejamento.

Imóvel na planta

O imóvel na planta possui um valor mais baixo do que um imóvel pronto e as formas de pagamentos consecutivamente também será mais baixa e bem atrativa.

 Também é possível ter mais tempo para planejar o pagamento das prestações, pode pensar tranquilamente sobre a mobília do local, não vai ter surpresas com a infraestrutura, valor mais baixo do condomínio nem se preocupar com instalações velhas ou reparos e reformas no imóvel que não estavam no planejamento inicial. 

Com as taxas comumente mais baixas, as construtoras oferecem várias vantagens e condições simples de pagamento. E a valorização do imóvel na planta pode aumentar até o momento da entrega das chaves e pode continuar a subir. 

Entretanto, a demora na entrega pode ser um pouco desencorajadora, pois é preciso aguardar até a finalização das obras. Caso você tenha certa urgência em se mudar, é aconselhável repensar sobre imóveis na planta.

Também é preciso considerar a possibilidade de ocorrer atrasos nas obras, o que aumentará o tempo de espera até a conclusão do imóvel. E lembre-se, você é um investidor desse empreendimento, logo essa demora pode gerar reajustes nos valores durante a construção, por isso é importante analisar bem o contrato.

Pronto para morar

A grande vantagem de longe de um imóvel pronto para morar é a possibilidade de se mudar em um espaço de tempo bem curto, pois já tem certa familiaridade com o imóvel e evita surpresas desagradáveis. E claro, dependendo da velocidade que acontece as negociações, é possível se mudar logo após assinar o contrato. 

Outra vantagem é de pode visitar o local antes de comprar. Ao visitar o local é possível ver de fato o tamanho e a distribuição dos cômodos, a vizinhança etc. 

Mas, pode ter algumas desvantagens como o valor mais alto do que os imóveis na planta, pois o imóvel já estar valorizado, e a possibilidade de precisar realizar reparos ou reformas para deixar a casa ou apartamento do jeito que gosta.

Sabendo de tudo fica fácil fechar o melhor negócio, certo? Só não esqueça de contar com uma construtora de confiança. Então, entre em contato com a Construtora Andrade Júnior que iremos ajudar você avaliar as melhores opções para você e sua família!