Tempo de leitura: 3 minutos

Todos os anos, diversos recursos chegam ao mercado e passam a compor as principais tendências de arquitetura e decoração. Há novidades em relação a cores, design, materiais e a qualquer elemento necessário para compor uma decoração personalizada.

Se você gosta de renovar a casa, pode aproveitar ideias e lançamentos mais recentes para atualizar o visual dos cômodos. Este artigo lista 5 soluções atemporais para fazer com que a aparência do lar permaneça em alta por mais tempo e adequada a diferentes períodos.

Vamos às opções? Acompanhe e selecione as tendências que chamarem sua atenção!

1. Cores da natureza

Paletas que englobam azul, verde e marrom são boas apostas para os próximos meses. Isso porque, assim como a moda, a arquitetura vem trazendo cada vez mais referências ao que é natural.

Uma boa forma de acertar nas escolhas é priorizando cores encontradas em matérias-primas, como madeira, terra, argila e areia. São tons sóbrios que caem muito bem com nuances mais alegres ou neon.

Se você é daquelas pessoas que gostam de se antecipar, saiba que a cor que dominará o ano 2020 é Neo Mint, um verde-claro inspirado na tecnologia, na ciência e na sustentabilidade.

2. Móveis e objetos com formas orgânicas

Linhas simples e retas predominaram na decoração por um bom tempo. Agora, parte das peças trabalhadas nesse estilo deve dar lugar a elementos com formas mais naturais. Móveis com cantos arredondados, piscinas com bordas orgânicas e vasos com contornos sinuosos são bons exemplos.

Mas você não precisa se livrar do que já tem. A proposta é justamente combinar itens retilíneos com acabamentos irregulares para equilibrar a composição. Assim, você terá ambientes que misturam estilos para proporcionar uma estética atual e contemporânea.

3. Materiais com efeito tridimensional

As texturas também prometem ficar em alta por um bom tempo. Diferentemente das estampas, elas estimulam tanto o sentido visual quanto o tato porque permitem tocar os materiais, suas formas e demais características.

Hoje, os revestimentos com relevo e as peças que adicionam volumes a diferentes superfícies entram na lista de principais tendências de arquitetura. Quem mora de aluguel e não pode fazer muitas alterações nos ambientes pode apostar em um papel de parede com efeito 3D.

4. Peças com conceito sustentável

A valorização da sustentabilidade permanece como princípio no trabalho de diversos profissionais, o que inclui arquitetos, designers e decoradores. A preocupação em preservar recursos faz com que cada vez mais pessoas se interessem por soluções ecológicas.

Para entrar na tendência, invista em acessórios feitos a partir do reaproveitamento de materiais. Peças recicladas podem dar origem a uma série de objetos e acabamentos interessantes, a exemplo dos móveis de pallet, dos painéis de fibra de coco e dos mosaicos de pastilhas.

5. Elementos naturais

Deu para perceber que referências à natureza não faltam. Então, nada melhor que tirar proveito das incríveis cores, formas e texturas que ela oferece. Vale apostar em pisos de pedra, móveis de bambu, murais de cortiça, cortinas e tapetes feitos com tecido de algodão, e muito mais.

O uso de plantas arremata a decoração natural e, de quebra, ajuda a purificar os ambientes residenciais. Apenas tome cuidado com a seleção das espécies, visto que algumas variedades podem ser tóxicas para crianças e animais domésticos.

Muito legais essas tendências de arquitetura, concorda? Uma boa forma de ficar por dentro das novidades é acompanhando blogs e redes sociais focadas em imagens, como o Pinterest. Assim, você conseguirá visualizar diferentes propostas e obter inspiração para atualizar o visual dos ambientes.

E já que falamos sobre elementos naturais, confira o próximo post e descubra como montar uma horta vertical em seu apartamento!